Assim como é necessário fazer atividade física regularmente, se alimentar corretamente, não fumar, beber com moderação, tomar vacinas e medicamentos de forma racional e realizar exames preventivos, precisamos aprender a gerenciar o estresse e fortalecer nossa saúde emocional.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde emocional como “um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade”.
Ser saudável emocionalmente se refere às características psicológicas e de comportamento positivas, pois não se restringe a ausência de problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão, mas uma maior capacidade de atingir objetivos e viver uma vida plena.
Sentimentos de ansiedade, medo, raiva e tristeza são totalmente normais, mas quando afetam de forma importante o desempenho na vida pessoal e/ou profissional, ou mesmo a saúde física, existe a necessidade de algum tipo de gestão ou controle emocional.
Pessoas emocionalmente saudáveis e inteligentes possuem:
- Maior satisfação e contentamento com a vida.
- Mais entusiasmo e capacidade de se divertir.
- Maior habilidade de lidar com o estresse e as adversidades.
- Maior sentido de significado e propósito, nas suas atividades e relacionamentos.
- Maior flexibilidade para aprender e se adaptar às mudanças.
- Maior equilíbrio entre trabalho e lazer, descanso e atividade.
- Mais autoconfiança e autoestima.
- Mais controle sobre suas emoções e comportamentos.
- Mais resiliência
Se você busca esses resultados, sugerimos que conheça o Programa de Saúde Emocional (PSE)
Expect warmly its tended garden him esteem had remove off. Effects dearest staying now sixteen nor improve. Few extensive add delighted tolerably sincerity her.
Esse conteúdo educativo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional de saúde.