O papel do sal na alimentação
O sal desempenha um papel importante na culinária, mas seu consumo deve ser equilibrado. Fazendo escolhas alimentares conscientes, você pode manter um equilíbrio saudável e desfrutar de refeições saborosas.
Alimentos conservados em sal, como azeitonas, legumes, peixes e carnes possuem grandes quantidades de sódio. O consumo de alimentos preservados por salga aumenta o risco de câncer de estômago em portadores da bactéria H. pylori.
Os alimentos ultraprocessados como macarrão instantâneo, temperos e molhos prontos, biscoitos, entre outros, costumam apresentar uma quantidade elevada de sódio em sua composição.
O papel do sódio no corpo
O sal é uma fonte de sódio, um mineral necessário para a saúde. O sódio desempenha funções essenciais, como a regulação do equilíbrio de fluidos, influenciando a pressão arterial, a transmissão de impulsos nervosos e a contração muscular.
Quanto de sal e sódio devemos consumir por dia?
O cloreto de sódio (NaCl) ou sal de cozinha é uma mistura de 60% de cloreto e 40% de sódio. Portanto, 1 grama de sal contém 400mg de sódio.
A quantidade diária recomendada pela Organização Mundial Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão deve ser de 5 gramas de sal, o que representa 2 gramas de sódio.
Os produtos industrializados devem especificar, por lei, a quantidade de sódio presente em uma porção daquele alimento. Esta informação está presente na tabela de informação nutricional do rótulo.
Quais são os riscos de um consumo excessivo de sal?
- Pressão arterial elevada: O consumo excessivo de sal pode levar a um aumento na pressão arterial, o que é um fator de risco para doenças cardíacas e derrames.
- Doenças cardíacas e derrame: Uma dieta rica em sal está associada a um maior risco de doenças cardíacas e cerebrais vasculares.
- Edema: O excesso de sódio pode causar retenção de líquidos e inchaço.
- Osteoporose: O consumo elevado de sal pode aumentar a excreção de cálcio na urina, o que pode prejudicar a saúde dos ossos.
Como diminuir o consumo de sal?
- Leia os rótulos: Fique atento aos rótulos dos alimentos processados e dê preferência àqueles com menor quantidade de sal em sua composição.
- Cozinhe em Casa: Cozinhar em casa permite controlar a quantidade de sal em suas refeições.
- Tempere com moderação: Use ervas, especiarias e outros condimentos para realçar o sabor dos alimentos, reduzindo a necessidade de sal. Abuse de temperos naturais como salsa, cebolinha, manjericão, coentro, alho, cebola, entre outros.
- Reduza alimentos processados: Alimentos processados frequentemente contêm quantidades excessivas de sal. Limite o consumo de alimentos processados conservados em sal, como azeitonas, legumes, peixes e carnes em conserva, consumindo em pequenas quantidades como parte de preparações baseadas em alimentos in natura e minimamente processados.
**Prefira alimentos in natura e minimamente processados e evite o consumo de alimentos ultraprocessados. - Aumente o consumo de potássio: O potássio equilibra os efeitos do sódio, então consuma alimentos ricos em potássio, como frutas, vegetais e legumes.
Esse conteúdo educativo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional de saúde.