O fígado é o segundo maior órgão do corpo (depois da pele). Ele fica logo abaixo da caixa torácica, no lado direito, e é do tamanho de uma bola de futebol. O fígado separa nutrientes e resíduos à medida que eles se movem pelo sistema digestivo. Também produz bile, uma substância que transporta toxinas para fora do corpo e auxilia na digestão.
O termo “doença hepática” refere-se a qualquer uma das várias condições que podem afetar e danificar o fígado. Com o tempo, a doença hepática pode causar cirrose (cicatrizes). À medida que mais tecido cicatricial substitui o tecido hepático saudável, o fígado não consegue mais funcionar adequadamente. Se não for tratada, a doença hepática pode causar insuficiência hepática e câncer de fígado.
Principais doenças hepáticas
Causas
Diferentes tipos de doença hepática resultam de causas diferentes. A doença hepática pode resultar de:
- Infecções virais: Hepatite A, hepatite B e hepatite C são doenças causadas por uma infecção viral.
- Problemas com o sistema imunológico: Quando o sistema imunológico ataca erroneamente o fígado, pode causar doenças hepáticas autoimunes. Estes incluem colangite biliar primária e hepatite autoimune.
- Doenças hereditárias: Alguns problemas hepáticos se desenvolvem devido a uma doença genética (que você herda de seus pais). As doenças hepáticas hereditárias incluem a doença de Wilson e hemocromatose.
- Câncer: Quando células anormais se multiplicam no fígado, você pode desenvolver tumores. Esses tumores podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (câncer de fígado).
- Consumir muitas toxinas: A doença hepática gordurosa relacionada ao álcool é o resultado do uso de álcool. A doença hepática gordurosa não relacionada ao álcool (DHGNA) resulta do consumo excessivo de gordura. A DHGNA está se tornando mais comum à medida que as taxas de obesidade e diabetes aumentam.
Fatores de risco
Fatores que podem aumentar o risco de doença hepática incluem:
- Uso pesado de álcool
- Obesidade
- Diabetes tipo 2
- Tatuagens ou piercings corporais
- Injetar drogas usando agulhas compartilhadas
- Transfusão de sangue
- Exposição ao sangue e fluidos corporais de outras pessoas
- Sexo desprotegido
- Exposição a certos produtos químicos ou toxinas
- História familiar de doença hepática
Prevenção
Pode-se tomar medidas para prevenir alguns tipos de doenças hepáticas – especialmente aquelas afetadas por sua dieta e estilo de vida. Se você corre risco de doença hepática, seu médico pode recomendar mudanças no estilo de vida, incluindo:
- Evitar ou limitar o álcool;
- Evitar alimentos e bebidas que contenham gorduras trans;
- Gerenciar cuidadosamente a ingestão de medicamentos prescritos e de venda livre para evitar danos ao fígado, pois medicamentos como paracetamol (Tylenol®) são uma causa comum de lesão hepática;
- Fazendo exercícios regularmente;
- Limitar o consumo de carne vermelha;
- Você pode minimizar a probabilidade de contrair hepatite viral praticando sexo seguro e não compartilhando agulhas.
Sintomas
- Icterícia (cor amarelada da pele e da parte branca dos olhos)
- Colestase (diminuição ou interrupção do fluxo biliar)
- Hepatomegalia (aumento do tamanho do fígado)
- Hipertensão portal (aumento anormal da pressão arterial nas veias que levam o sangue do intestino para o fígado)
- Ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal)
- Encefalopatia hepática (deterioração da função cerebral devido ao acúmulo de substâncias tóxicas normalmente removidas pelo fígado)
- Insuficiência hepática
Por vezes, as manifestações das doenças hepáticas não são evidentes. Por exemplo, os sintomas podem incluir cansaço, sensação de mal-estar, perda de apetite e discreta perda de peso. Entretanto, as pessoas podem não reparar nesses sintomas. Assim sendo, a doença hepática pode passar facilmente despercebida, sobretudo em uma fase inicial.
Diagnóstico
Para diagnosticar e encontrar a causa da doença hepática, seu médico também recomenda um ou mais exames. Isso pode incluir:
Tratamento
O tratamento da doença hepática depende do tipo de doença hepática que você tem e do quanto ela progrediu. Os possíveis tratamentos incluem:
Medicamentos: Os profissionais de saúde tratam alguns tipos de doenças hepáticas com medicamentos. Você pode tomar remédios para infecções virais como hepatite ou doenças hereditárias como a doença de Wilson.
Mudanças no estilo de vida: A dieta adequada para ajudar a controlar certos tipos de doenças hepáticas. Se você tem doença hepática gordurosa, evitar álcool, limitar gordura e calorias e aumentar a ingestão de fibras pode ajudar. A doença hepática relacionada ao álcool pode melhorar com a abstinência do álcool.
Transplante de fígado: Quando a doença hepática progride para insuficiência hepática, um transplante de fígado pode ser a melhor opção de tratamento. Um transplante substitui seu fígado por um fígado saudável.