O estresse é uma resposta natural do corpo a situações que percebemos como desafiadoras ou ameaçadoras.
Pode ser causado por diversos fatores, como problemas no trabalho, preocupações financeiras, conflitos pessoais ou mudanças na vida.
Embora uma certa quantidade de estresse seja normal e até útil em algumas situações, como nos motivar a cumprir prazos, o estresse excessivo ou prolongado pode ter efeitos negativos na saúde física e mental.
O estresse e outros fatores psicossociais, como ansiedade, depressão, hostilidade e isolamento social, são atualmente considerados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como infarto, derrame, demência e até mesmo o câncer.
Estresse pode ser positivo ou negativo
O estresse pode ser positivo ou negativo, depende da situação, intensidade e duração. O bom estresse (eustresse) nos ajuda a desempenhar melhor e nos dá uma sensação de bem-estar. Já o mau estresse (distresse) nos afeta negativamente, gerando diversas manifestações e adoecimento.
O modelo interativo e ecológico de estresse explica porque pessoas vivendo as mesmas situações estressantes apresentam níveis de estresse diferentes.
O estresse ocorre quando os fatores estressores são mais fortes do que os fatores protetores em um determinado momento.
Fatores estressores
Os fatores estressores podem vir de todos os lados. Podem vir da vida pessoal ou profissional, de dores, preocupações, conflitos e carga de trabalho excessiva.
Fatores protetores
Os fatores protetores são variados e podemos desenvolvê-los durante toda a vida. Entre os principais estão a:
- Espiritualidade
- Atividade física
- Sono adequado
- Boa alimentação
- Lazer
- Relacionamentos positivos
- Suporte de profissionais de saúde
- Boa autoestima
- Inteligência emocional
Manifestações do estresse
As manifestações ou sintomas do estresse podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns incluem:
- Físicos: Dores de cabeça, tensão muscular, fadiga, problemas digestivos, batimentos cardíacos acelerados e insónia.
- Emocionais: Ansiedade, irritabilidade, ansiedade, medo e tristeza.
- Cognitivos: Dificuldade de concentração ou memória.
- Comportamentais: Aumento ou perda de apetite, isolamento social, uso excessivo de álcool ou outras substâncias, passividade, agressividade e problemas nos relacionamentos.
O estresse também tem um impacto na produtividade, já que está associado ao absenteísmo e presenteísmo.
Em momentos agudos de estresse, o hipotálamo estimula a hipófise a qual estimula as glândulas adrenais a liberarem os hormônios do estresse (adrenalina, noradrenalina e cortisol) na corrente sanguínea, resultando em várias mudanças corporais:
- Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial
- Aumento da frequência respiratória
- Maior tensão nos músculos
- Aumento da atenção
- Aumento da glicose
- Aumento da coagulação
Gestão do estresse
Embora não seja possível eliminar completamente o estresse, há várias estratégias que podem ajudar a preveni-lo e a lidar melhor com ele:
Gestão do tempo: Organizar as tarefas diárias, estabelecer prioridades e evitar sobrecarregar-se com muitas responsabilidades ao mesmo tempo.
Exercício físico: A prática regular de atividades físicas ajuda a reduzir a tensão, melhorar o humor e aumentar a energia.
Técnicas de relaxamento: Exercícios de respiração, meditação, ioga ou simplesmente momentos de pausa para relaxar podem ajudar a acalmar a mente e o corpo.
Alimentação equilibrada: Manter uma dieta saudável e beber muita água pode melhorar a resistência ao estresse.
Sono adequado: Ter uma boa rotina de sono é essencial para recuperar a energia e reduzir os níveis de estresse.
Apoio social: Conversar com amigos, familiares ou um profissional de saúde mental pode ajudar a lidar com o estresse e a encontrar soluções para os problemas.
Espiritualidade: Acreditar e ter fé em algo superior e no sentido da vida, independente de uma religião específica.
Inteligência emocional: Desenvolver habilidades ligadas à autoconsciência, autocontrole, disciplina, resolução de problemas, comunicação, empatia e atitude positiva.
O Programa de Saúde Emocional LifeSkills tem como principal objetivo desenvolver as habilidades relacionadas a inteligência emocional.
Expect warmly its tended garden him esteem had remove off. Effects dearest staying now sixteen nor improve. Few extensive add delighted tolerably sincerity her.
Esse conteúdo educativo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional de saúde.